Oficina de Horta Orgânica

Plantar e semear...


Na manhã desse sábado o Vitória Régia abrigou a Oficina de Horta Orgânica, ministrada por estudantes de Biologia da Unesp. O clima estava muito bom e os participantes aproveitaram a manhã de sol para aprender um pouco mais sobre a origem de nossa comida e como se faz um plantio de maneira correta.
As meninas explicaram a parte teórica de um plantio, como a luminosidade, quantidade de água, ambiente adequado, composteira e fizemos o plantio de algumas sementes utilizando materiais recicláveis, como as garrafas pet para a confecção dos vasos.
Mas quem roubou a cena foram dois priminhos que participavam da oficina junto com a tia e mãe. O maior, chamado João, era mais tímido, quietinho e prestava atenção em tudo o que estava sendo dito e explicado. Fazia todo o passo a passo acompanhando as instruções da mãe. Até que se entreteu em retirar a semente da árvore que estava envolvida em uma cápsula espessa e dura.
Alexandre, o menorzinho, era o mais espoleta. Corria pra lá a pra cá, não se concentrava na oficina e por fim acabou desistindo do plantio e se divertiu com a câmera filmadora de um dos colegas da colaborativa. É, como disse sua tia, ela está mais pra tecnologia do que pra biologia.
Foi uma manhã muito gostosa e proveitosa em que tomarmos conhecimento das técnicas de plantio e interagimos com a terra e sementes em uma sociedade que vive em meio ao concreto e só conhece os alimentos dentro das embalagens nos supermercados.
Apesar da dispersão causada pela energia e fofurice das crianças, quem participou da oficina pôde desfrutar do contato com a terra e plantar seus alimentos. Eu, que moro em apartamento, trouxe para casa um vaso de cebolinha. Vou cultivá-lo com amor e carinho até poder utiliza-lo como tempero. :)
Fica a dica para quem quer ter uma pequena horta em casa. Seja ela do tamanho que for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário